Neuropsicologia
A Neuropsicologia contempla as Avaliações Neuropsicológicas e as Reabilitações Neuropsicológicas. A Avaliação Neuropsicológica é um exame que mensura e descreve o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de distúrbios neurológicos e outros transtornos; e a Reabilitação Neuropsicológica é um processo que oferece atividades terapêuticas intuitivas para a necessidade de cada paciente, afim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, pensamento, etc.) e de comportamento decorrentes de disfunções transmitidas.
AVALIAÇÃO
OBJETIVO: Investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamental, com impacto na vida diária do paciente.
Neuropsicológica
INDICADA:
Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de corpos, Alzheimer, deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem , acidente vascular cerebral, traumatismo encefálico, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, etc);
Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica;
Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica;
Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela;
Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo; Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicado etc.
O QUE AVALIA:
Atenção, memória e aprendizagem;
Planejamento e organização (funções executivas); Habilidades perceptivas e motoras;
Habilidades visuo-espaciais;
Habilidades acadêmicas;
Resolução de problemas;
Capacidade de raciocínio e julgamento, Linguagem;
Humor e comportamento;
MÉTODOS UTILIZADOS: Entrevista e testes neuropsicológicos expressivos.
REABILITAÇÃO
OBJETIVO: Auxiliar a integração e o restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Adaptar o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, visando ampliar a sua autonomia para as atividades motoras.
Neuropsicológica
INDICADA:
Pessoas com algum tipo de disfunção ou lesão cerebral, que com frequência experimentam uma grande variedade de dificuldades no dia-a-dia, em consequência de alterações emocionais, cognitivas ou comportamentais;
Problemas de orientação;
Distúrbios de atenção e concentração;
Distúrbios de percepção viso-espacial;
Distúrbios de memória;
Distúrbios de linguagem;
Lentidão no processamento de informações;
Dificuldades de raciocínio lógico, de planejamento e de julgamento;
Falta de iniciativa;
Distúrbios do Comportamento;
Isolamento e afastamento social.
MÉTODOS UTILIZADOS:
Técnicas de treino cognitivo (prática de exercícios para atenção, memória, funções executivas, etc.);
Treino de tarefas específicas como simulações de situações complicadas ao paciente;
Técnicas que visam a introdução de estratégias compensatórias como amigáveis, auxílios do tipo agenda, alarme, post-it, etc. e/ou associações para gravações de nomes ou placas de veículos, além de recursos tecnológicos).